COMUNICADO

Ref. Reajuste de 45,19% aplicado pela UNIMED/IBBCA em dezembro de 2017 (*)

 

Prezada (o) Associada (o)

 

O SinPsi-SC possui  a parceria com a UNIMED desde 2010, inicialmente com o CDL e desde 2015 com a IBBCA- Administradora de Planos de Saúde por adesão da UNIMED. A tabela de Planos UNIMED do SinPsi-SC  destacava-se pelos melhores valores em comparação com planos individuais e até mesmo com a tabela de outras entidades.  No entanto, este ano fomos surpreendidos com o reajuste de 45,19% em nossa tabela.

Muitos colegas associadas(os) manifestaram seu descontentamento e contrariedade com o índice aplicado. O Sindicato tentou negociar a redução deste índice, inclusive consultou Advogado especialista em contratos.

Com relação à possibilidade de questionamento na justiça do índice de 45,19%  por meio de uma ação coletiva,  o Advogado disse que é possível,  mas alertou quanto aos seguintes riscos:

1) Juiz favorável à operadora do Plano (UNIMED) embora sujeito a recurso

2) UNIMED rescindir o contrato dando prazo de 90 dias (conforme contrato)

3) UNIMED não renovar o contrato para o próximo período

Diante disso, houve mais uma reunião de renegociação com a UNIMED/IBBCA para rever o índice no dia 11/12/2017. Nesta reunião, os representantes da UNIMED informaram que vão manter índice de 45,19% já aplicado a partir de 1º de dezembro por ter sido uma decisão da diretoria da Unimed que avaliou a desatualização da tabela do SinPsi-SC e a alta taxa de utilização dos Planos nos últimos 12 meses (sinistralidade), conforme TABELA DE SINISTRALIDADE , mesmo considerando a possibilidade de haver evasões de associados do SinPsi-SC.

Para que o sindicato possa conduzir esta situação com responsabilidade e transparência, foi solicitado à IBBCA, um RELATÓRIO QUALITATIVO DA SINISTRALIDADE (clique no nome que abre) bem como a  Tabela de Planos individuais (esta tabela sofrerá reajuste no início de 2018- No site da ANS poderá acompanhar os índices para os Planos individuais)

A(o) associada(o)  poderá acompanhar esta correção dos Planos Individuais e fazer esta comparação com a tabela do SinPsi-SC neste link : http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/reajustes-de-precos-de-planos-de-saude/historico-de-reajuste-por-variacao-de-custo-pessoa-fisica

A IBBCA disponibilizou o Relatório da Sinistralidade que encontra-se  publicado no site  nesta noticia, assim como a Tabela  dos Planos Individuais.

O Sindicato não tomará nenhuma decisão sem consultar as (os) associadas (os) sendo que poderá convocar uma Assembleia Geral com todas(os) que possuem Planos contratados pelo Convênio com o SinPsi-SC para que possamos discutir o assunto no coletivo, podendo acontecer em fevereiro de 2018.

Muitos colegas já manifestaram sua posição em manter o plano da Unimed via SinPsi-SC apesar do alto índice aplicado, mas estaremos avaliando a situação  até fevereiro para verificar a necessidade ou não da assembleia.

 Informamos que, se houver uma ação judicial coletiva, o sindicato arcará com as despesas. Se a decisão for favorável, os valores ora cobrados poderão até ser ressarcidos, segundo informado pelo Advogado.

Por outro lado, o sindicato já está encaminhando com a EXTRAMED Sul América Seguro Saúde e/ou Odontológico por adesão e está em tratativas com a AGEMED, como alternativas de Planos de Saúde e Odontológico para as (os) colegas.

 

Atenciosamente,

 

Vânia Maria Machado

Secretária Geral