Entre os dias 9 e 11 de julho de 2024, a capital catarinense, Florianópolis, sediou a Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de SC. O evento, que reuniu 236 delegados de todas as macrorregionais, teve como tema central "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer".
A Presidenta do Sindicato de Psicólogas(os) de Santa Catarina, Vânia Maria Machado, participou como delegada nata pelo conselho estadual de saúde no segmento dos profissionais da saúde. A conferência foi marcada por debates e diálogos em torno de três eixos temáticos fundamentais:
1. Democracia, Controle Social e o Desafio da Equidade na Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde;
2. Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado, Equânime e Democrático no SUS: Uma Agenda Estratégica para o Futuro do Brasil;
3. Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que Fazem o SUS Acontecer: A Saúde da Democracia para a Democracia da Saúde.
Durante os três dias de evento, foram discutidas e formuladas diversas propostas visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as propostas apresentadas, destacam-se o pedido de um repasse financeiro mínimo de 25% da União para a manutenção do SUS e a revisão da Lei 101/2000, que precariza o trabalho no serviço público. Cada eixo leva 3 propostas de 12 para a Conferência Nacional.
Representantes de Santa Catarina foram escolhidas(os) para participar da Conferência Nacional, que ocorrerá em breve. Pelo segmento dos usuários, as(os) representantes serão Maria da Glória (sindicato dos municipais de Joinville), Mariana Delposso (sindicato da alimentação de Concórdia), Luisa (sindicato dos municipais de Itajaí), Rogério (sindicato dos edifícios de Florianópolis e secretaria geral da CUT/SC), e Glauber (trabalhador de base do sindicato dos municipais de Chapecó e região). Pelo segmento dos Profissionais da Saúde, a representante será Viviana, servidora municipal de Timbó.
Ao fim da Conferência, ficou nítido que os desafios são grandes, mas a determinação das(os) participantes em fortalecer o SUS é maior! A participação e comprometimento de cada delegada(o) demonstra que é possível construir um sistema de saúde mais justo e acessível para todas(os) as(os) brasileiras(os).
Commenti